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Apostila SEE-DF - 2021 - Professor Substituto - Língua Portuguesa

Páginas: 584 Edição: Tipo: Pós-Edital Instituição: Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal Cargo: Professor Substituto - Língua Portuguesa Acabamento: Brochura Editora: Apcon

Descrição

Apostila SEE-DF - 2021 - Professor Substituto foi elaborada conforme o, programa do Edital nº 27, de 22 de Setembro de 2021, o que torna o seu conteúdo completo, atualizado e direcionado. Este Título conta com uma estrutura de Teoria e Exercícios Gabaritados, para que você consiga assimilar o conteúdo com eficácia.

Na compra desta apostila você ganha de brinde o Curso Online de Dicas de Dissertação com a Prof. Marilza de Oliveira. As instruções de acesso se encontram nas primeiras páginas da apostila ou pode acessar o site www.grupoapcon.com.br na opção “Conteúdos Gratuitos” que estão disponíveis. Para baixar para sua conta, basta fazer um pequeno cadastro e matricular-se.

Dúvidas frequentes sobre a apostila digital:

Depois do pagamento, quando terei acesso a minha apostila?
Assim que o pagamento for confirmado, a apostila já estará disponível para você na área restrita do aluno, na opção “Meus Conteúdos”. Para baixar basta entrar no site com seu email e senha que criou no ato da compra e ir na opção informada. Para compras via boleto, conta-se um dia útil para a liberação da apostila digital.

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Sim, basta você fazer o download da apostila e imprimir.

Observação: Caso você tenha comprado a apostila digital e ela esteja em PRÉ-VENDA o arquivo só será liberado na data informada no site para a liberação.


Disciplinas:

CONHECIMENTOS BÁSICOS

LÍNGUA PORTUGUESA

LEGISLAÇÃO:

- Lei Orgânica do Distrito Federal

- Lei Complementar Distrital nº 840

- Lei nº 8.069/1990 (dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências

- Lei nº 13.146/2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência

ATUALIDADES (RIDE)

TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

CONHECIMENTOS COMPLEMENTARES

BASES LEGAIS E TEMAS DA EDUCAÇÃO NACIONAL E DISTRITAL

TEMAS EDUCACIONAIS E PEDAGÓGICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

SUMÁRIO:

CONHECIMENTOS BÁSICOS (comum para todos os componentes curriculares)

LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Domínio da ortografia oficial. 3 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 4 Domínio da estrutura morfossintática do período. 4.1 Emprego das classes de palavras. 4.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 4.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 4.4 Emprego dos sinais de pontuação. 4.5 Concordância verbal e nominal. 4.6 Regência verbal e nominal. 4.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 4.8 Colocação dos pronomes átonos. 5 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 5.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 5.2 Emprego de tempos e modos verbais. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 7 Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República). 7.1 Aspectos gerais da redação oficial. 7.2 Finalidade dos expedientes oficiais. 7.3 Adequação da linguagem ao tipo de documento. 7.4 Adequação do formato do texto ao gênero.

LEGISLAÇÃO:
- Lei Orgânica do Distrito Federal: 1.1 Título I - Dos Fundamentos da Organização dos Poderes e do Distrito Federal. 1.2 Título II - Da Organização do Distrito Federal. 1.3 Título III - Da Organização dos Poderes. 1.4 Título VI - Da Ordem Social e do meio ambiente.
- Lei Complementar Distrital nº 840/: 2.1 Título V - Dos Deveres. 2.2 Título VI - Do Regime Disciplinar. 2.3 Título VII - Dos Processos de Apuração de Infração Disciplinar.
- Lei nº 8.069/1990 (dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências): 3.1 Título II - Dos Direitos Fundamentais: Capítulo I - Do Direito à Vida e à Saúde. Capítulo II - Do Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade. Capítulo III - Do Direito à Convivência Familiar e Comunitária. Capítulo IV - Do Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer. 3.2 Título IV - Das Medidas Pertinentes aos Pais ou Responsável. 3.3 Título V - Do Conselho Tutelar. Capítulo I - Disposições Gerais. Capítulo II – Das Atribuições do Conselho. Capítulo III - Da Competência. Capítulo IV - Da Escolha dos Conselheiros. Capítulo V - Dos Impedimentos.
- Lei nº 13.146/2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência): 4.1 Capítulo IV – Do Direito à Educação.

ATUALIDADES: Realidade étnica, social, histórica, geográfica, cultural, política e econômica do Distrito Federal e da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE).

TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: Ferramentas de colaboração, comunicação, gerenciamento de salas virtuais e de organização do Google Classroom e do Google Meet.

CONHECIMENTOS COMPLEMENTARES (comum para todos os componentes curricularesBASES LEGAIS E TEMAS DA EDUCAÇÃO NACIONAL E DISTRITAL: 1 Constituição Federal, Capítulo III Da Educação, da Cultura e do Desporto, Seção I Da Educação. 2 Lei nº 9.394/1996 (Lei Diretrizes e Bases da Educação Nacional). 3 Resolução nº 1/2012-CEDF. 4 Regimento Escolar da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal. 5 Políticas Públicas para a Educação Básica. 6 Gestão Democrática. 7 Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024). 8 Plano Distrital de Educação (PDE 2015- 2024). 9 Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. 10 Currículo em Movimento da Educação Básica - Pressupostos Teóricos. 11 Diretrizes de avaliação educacional: aprendizagem, institucional e em larga escala. 12 Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

TEMAS EDUCACIONAIS E PEDAGÓGICOS: 1 Planejamento e organização do trabalho pedagógico. 1.1 Processo de planejamento: concepção, importância, dimensões e níveis. 1.2 Planejamento participativo: concepção, construção, acompanhamento e avaliação. 1.3 Planejamento escolar: planos da escola, do ensino e da aula. 2 Currículo: do proposto à prática. 3 Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. 4 Educação a Distância. 5 Educação para a Diversidade, Cidadania e Educação em e para os Direitos Humanos. 6. Educação de Jovens e Adultos.7 Educação Integral. 8 Educação do Campo. 9 Educação Ambiental. 10 Fundamentos legais da Educação Especial/Inclusiva e o papel do professor. 11 Educação/sociedade e prática escolar. 12 Tendências pedagógicas na prática escolar. 13 Didática e prática histórico-cultural. 14 A didática na formação do professor. 15 Aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa, segundo as tendências pedagógicas. 16 Coordenação Pedagógica. 16.1 Coordenação Pedagógica como espaço de formação continuada. 17 Processo de ensino-aprendizagem. 18 Relação professor/aluno. 19 Compromisso social e ético do professor. 20 Componentes do processo de ensino: objetivos; conteúdos; métodos; estratégias pedagógicas e meios. 21 Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade do conhecimento. 22 Avaliação escolar e suas implicações pedagógicas. 23 O papel político pedagógico e organicidade do ensinar, aprender e pesquisar. 23.1 Função histórico-cultural da escola. 23.2 Escola: comunidade escolar e contextos institucional e sociocultural. 24 Projeto político-pedagógico da escola: concepção, princípios e eixos norteadores. 25 Pedagogia histórico-crítica. 26 Defasagem escolar.

LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Fonologia: relação entre letra e fonema. 2 Separação de sílaba e translineação. 3 Acentuação gráfica e tônica. 4 Ortografia e pontuação. 5 Morfologia: estrutura de palavras. 5.1 Processo de formação de palavras. 5.2 Classes gramaticais de palavras. 6 Sintaxe: frase; oração; e período. 6.1 Tipos de períodos: simples e composto. 6.2 Análise morfossintática de período simples. 6.3 Análise de período composto por coordenação. 6.4 Análise de período composto por subordinação (orações substantivas, adjetivas e adverbiais). 6.5 Análise de período misto ou composto por coordenação e subordinação. 6.6 Sintaxe de concordância verbal e nominal. 6.7 Sintaxe de regência verbal e nominal. 8 Colocação pronominal. 9 Semântica. 9.1 Sinonímia. 9.2 Antonímia. 9.3 Homonímia. 9.4 Paronímia. 9.5 Polissemia. 9.6 Ambiguidade. 10 Linguagem. 10.1 Funções da linguagem. 10.2 Denotação e conotação. 10.3 Figuras de linguagem. 10.4 Níveis de linguagem. 11 Coesão e coerência. 12 Tipologia textual e gênero textual: narração; descrição; dissertação; e carta (argumentativa, familiar, comercial, convite etc.). 13 Noções de estilística. 14 Teoria literária: conceito de literatura; teoria dos gêneros literários; estilos de época; e movimentos literários. 15 Literatura brasileira: a literatura colonial e o Barroco; Arcadismo; Romantismo; Realismo; Naturalismo e Parnasianismo; Simbolismo e pré-Modernismo; Modernismo; e tendências contemporâneas. 16 Metodologia de ensino da língua portuguesa: organização didático-pedagógica e suas implicações na construção do conhecimento em sala de aula; organização didático-pedagógica e o ensino integrado da língua portuguesa diante das exigências metodológicas de ensino-aprendizagem. 16.1 Ensino globalizado e formação da cidadania. 17 Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. 18 Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. 19 Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. 20 Currículo em Movimento da Educação Básica: Ensino Fundamental Anos Finais; Ensino Médio; e Educação de Jovens e Adultos. 21 Diretrizes pedagógicas para a organização escolar do 3º ciclo para as aprendizagens. 22 Diretrizes para a organização do trabalho pedagógico na semestralidade: ensino médio. 23 Diretrizes Operacionais da Educação de Jovens e Adultos. 24 Orientações Pedagógicas da Integração da Educação Profissional com o Ensino Médio e a Educação de Jovens e Adultos.