Descrição
Aprimore sua preparação com Apostila SEDUC RECIFE 2023 - Professor II - Disciplina: História, desenvolvida de acordo com o Edital nº 1 – SEDUC/Recife, publicado em 27 de Março de 2023 pelo CEBRASPE. Este material didático oferece um conteúdo completo, atualizado e focado nas necessidades do concurso.
A apostila conta com uma abordagem didática, composta por Teoria e Exercícios Gabaritados, para facilitar a assimilação do conteúdo e potencializar seu desempenho. Além disso, ao adquirir a apostila, você receberá como brinde o Curso Online de Dicas de Dissertação, ministrado pela Profª Marilza de Oliveira. As instruções para acessar o curso estão disponíveis nas primeiras páginas da apostila ou através do site www.grupoapcon.com.br/gratuitos.
Essa apostila aborda as seguintes disciplinas:
Conhecimentos Gerais:
- Língua Portuguesa;
- Legislação;
- Temas Educacionais e Pedagógicos;
- Uso de Tecnologia na Educação e Informática Básica;
Conhecimentos Específicos.
Tutorial em vídeo de como baixar a apostila digital:
Perguntas frequentes sobre a Apostila Digital:
1. Quando terei acesso à minha apostila após o pagamento? Assim que o pagamento for confirmado, a apostila estará disponível na área restrita do aluno, na seção "Meus Conteúdos". Acesse o site com o e-mail e a senha cadastrados no momento da compra e siga as instruções. Para compras via boleto, aguarde um dia útil para a liberação da apostila digital.
2. Posso imprimir a apostila digital em PDF? Sim, após fazer o download da apostila, você pode imprimi-la.
3. Qual é o prazo para baixar a apostila digital? O prazo para baixar a apostila digital (PDF) é de 30 dias após a confirmação do pagamento. Após esse período, o produto ficará indisponível em sua conta, e não será possível recuperá-lo. Por segurança, recomendamos fazer o download e salvá-lo em seu dispositivo.
Observação: Se você comprou uma apostila digital em pré-venda, o arquivo só será liberado na data informada no site para a disponibilização.
SUMÁRIO:
Conhecimentos Gerais:
Língua Portuguesa: 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. Emprego das classes de palavras. Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. Emprego dos sinais de pontuação. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Emprego do sinal indicativo de crase. Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. Significação das palavras. Substituição de palavras ou de trechos de texto. Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade.
Legislação: 1 Constituição Federal de 1988 (arts. 205 a 214). 2 Lei de Diretrizes e Bases da Educação – Lei Federal nº 9.394/1996 e suas alterações. 3 Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei Federal nº 8.069/1990 e suas alterações. 4 Lei Brasileira de Inclusão Lei Federal nº13.146/2015 e suas alterações. 5 Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anos – Resolução CNE-CEB nº 07/2010. 6 Estatuto dos funcionários públicos do município do Recife. 7 Política de Ensino da Rede Municipal do Recife alinhada à BNCC. 8 Referenciais Docentes do Município do Recife, alinhado à Base Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-FC), instituída pela Resolução CNE/CP nº 1/2020. 9 Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-FI), instituída pela Resolução CNE/CP nº 2/2019.
Temas Educacionais e Pedagógicos: 1 Planejamento e organização do trabalho pedagógico. Processo de planejamento. Concepção, importância, dimensões e níveis. Planejamento participativo. Concepção, construção, acompanhamento e avaliação. Planejamento escolar. Planos da escola, do ensino e da aula. 2 Currículo: do proposto à prática. 3 Tecnologias da Informação e da Comunicação na educação. 4 Educação para a diversidade, cidadania e educação em e para os direitos humanos. A aprendizagem da leitura como um direito humano. 5 Educação integral. 6 Educação ambiental. 7 Fundamentos legais da Educação especial/inclusiva e o papel do professor. 8 Educação/sociedade e prática escolar. 9 Tendências pedagógicas na prática escolar. 10 Didática e prática histórico-cultural. 11 A didática na formação do professor. 12 Aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa, segundo as tendências pedagógicas. Práticas de letramento e multiletramentos. 13 Os Processos de Ensino e de Aprendizagem. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. 14 Relação professor/estudante. 15 Compromisso social e ético do professor. 16 Componentes do processo de ensino. Objetivos; conteúdos; métodos; estratégias pedagógicas e meios. 17 Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade do conhecimento. 18 Avaliação escolar e suas implicações pedagógicas. 19 O papel político-pedagógico e a organicidade do ensinar, do aprender e do pesquisar. A Função histórico-cultural da escola. Comunidade escolar e contextos institucional e sociocultural. 20 Projeto político-pedagógico da escola. Concepção, princípios e eixos norteadores. 21 Políticas Públicas para a Educação Básica. 22 Gestão Democrática.
Uso de Tecnologia na Educação e Informática Básica: Segurança da informação (Noções de vírus e pragas virtuais, Procedimentos de backup). Conhecimento da plataforma Google (Google Sala de Aula, Google Documentos, Google Planilha). Sistema operacional e ambiente Windows (edição de textos, planilhas e apresentações em ambiente Windows). Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet. Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas.
Conhecimentos Específicos: 1 Concepções do pensamento histórico, a dinâmica historiográfica e sua influência no ensino da história. Memória, oralidade e cotidiano no ensino de História. Currículo: cultura, gênero, direitos humanos, meio ambiente, história local e diversidade étnico racial no ensino de História, novas abordagens teóricas e metodológicas no ensino de História. Novas tecnologias de comunicação e informação no ensino de História. Aspecto avaliativo no ensino de História. 2 Idade Média. Reinos Germânicos. A Igreja e o Sacro Império. Feudalismo. Império Bizantino. Os Árabes e o Islamismo. Cruzadas e a expansão das sociedades cristãs. Ressurgimento urbano e renascimento comercial na Europa. Formação das monarquias nacionais europeias. 3 Os reinos africanos no século V ao XV. Reino de Axum. Reino do Mali. Reino de Gana. Reino Kush. Reino do Manicongo. Reino do Zimbábue. Dinâmica comercial entre África e Europa na Idade Média. 4 Idade Moderna. As primeiras grandes navegações. Mercantilismo. O renascimento. Reformas religiosas na Europa. O absolutismo. O iluminismo. Revolução Francesa. 5 Idade Contemporânea. Guerras Napoleônicas. Unificação de países da Europa. Neocolonialismo imperialista na África, Ásia e Oceania. Expansão e desenvolvimento dos Estados Unidos. Revolução Industrial. Movimentos de independência nas Américas e no Caribe. Primeira Guerra Mundial. Surgimento de regimes totalitários na Europa. Segunda Guerra Mundial. Criação da Organização das Nações Unidas (ONU) e declaração universal dos direitos humanos. Guerra Fria, corrida armamentista e espacial e a queda do muro de Berlim. 6 Dinâmica, relações, rupturas e transformações da organização sociopolítica, econômica e cultural no Brasil Colonial. Escravidão e resistência negra e indígena no Brasil Colonial. As tecnologias de agricultura, de beneficiamento de cultivo, de mineração e de edificações trazidas pelos escravizados, bem como a produção científica, artística (artes plásticas, literatura, música, dança, teatro) e política. Cultura e religiosidade africana e indígena no Brasil Colonial. Movimento de independência no Brasil Colonial. Organização sociopolítica, econômica e cultural no Império: 1º e 2º Reinado. As revoluções sociais: Cabanagem, Balaiada, Farroupilha, Sabinada, Revolta dos Malês, Quebra Quilo; Abolição e Movimento Republicano no Brasil. 7 Dinâmica, relações, rupturas e transformações da organização sociopolítica, econômica e cultural no Brasil na República. 8 Política de Ensino da Rede Municipal do Recife.