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Apostila PND 2025 (CNU Professores) - Professor Geografia

Páginas: Em elaboração Edição: Tipo: Pós-edital Instituição: Prova Nacional Docente - PND Cargo: Professor Geografia Acabamento: Brochura Editora: Apcon
Pré-Venda: 10/07/2025
Leia a descrição abaixo para mais informações!

Descrição

Apostila em pré-venda! Nossos professores estão trabalhando para entregar um material atualizado e de acordo com o edital para você. A previsão de envio da apostila impressa e a disponibilidade da apostila digital estão marcadas para o dia 10/07. Data sujeita a alterações.

Aprimore sua preparação com Apostila PND 2025 (CNU Professores) - Professor Geografia, elaborada de acordo com o Edital nº 72, de 16 de Junho de 2025, publicado pelo INEP. Este material didático oferece um conteúdo completo, atualizado e focado nas necessidades do concurso.

A apostila conta com uma abordagem didática, composta por Teoria e Exercícios Gabaritados, para facilitar a assimilação do conteúdo e potencializar seu desempenho. Ao adquirir a apostila, você receberá como brinde o Curso Online de Dicas de Dissertação, ministrado pela Profª Marilza de Oliveira. As instruções para acessar o curso estão disponíveis nas primeiras páginas da apostila ou através do site www.grupoapcon.com.br/gratuitos.

Disciplinas:
- Conhecimentos Didático-Pedagógicos;
- Conhecimentos Específicos.

Dúvidas frequentes sobre a apostila digital:

Como baixar minha Apostila Digital?

Depois do pagamento, quando terei acesso a minha apostila?
Assim que o pagamento for confirmado, a apostila já estará disponível para você na área restrita do aluno, na opção “Meus Conteúdos”. Para baixar basta entrar no site com seu email e senha que criou no ato da compra e ir na opção informada. Para compras via boleto, conta-se um dia útil para a liberação da apostila digital.

Posso imprimir a apostila digital em PDF?
Sim, basta você fazer o download da apostila e imprimir.

Qual o Prazo para baixar apostila digital?
O prazo para você realizar o download da apostila digital (PDF) é de 30 dias, após a confirmação do pagamento. Depois de expirado o prazo, o produto fica indisponível da sua conta, não tendo mais com reaver o produto, por isso aconselhamos por segurança, a realizar o download e salvar em seu dispositivo.

Observação: Caso você tenha comprado a apostila digital e ela esteja em PRÉ-VENDA o arquivo só será liberado na data informada no site para a liberação.

SUMÁRIO:

Conhecimentos Didático-Pedagógicos:
Art. 6º A prova do Enade Licenciaturas, no componente de Formação Geral Docente, tomará como referencial os seguintes objetos de conhecimento:
I - filosofia da educação
II - história da educação
III - sociologia da educação
IV - psicologia da educação
V - teorias pedagógicas
VI - didática e metodologias de ensino
VII - teorias e práticas de currículo
VIII - políticas públicas, organização, financiamento e avaliação da educação brasileira
IX - metodologia de pesquisa em educação e ensino
X - tecnologias da comunicação e informação nas práticas educativas
XI - letramento científico
XII - educação especial e inclusiva
XIII - libras, cultura e identidade surda
XIV - identidade e especificidades do trabalho docente
XV - planejamento e avaliação do ensino e da aprendizagem
XVI - práticas educativas para o processo de aprendizagem de crianças, adolescentes, jovens e adultos
XVII - planejamento, organização e gestão democrática educacional em espaço escolar e não escolar
XVIII - implementação e avaliação de currículos, programas educacionais e projetos político-pedagógicos
XIX - práticas de articulação entre escola, família, comunidade e movimentos sociais
XX - histórias e culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas
XXI - educação, inclusão e direitos humanos
XXII - educação socioambiental
XXIII - educação para as relações de gênero e sexualidade;
XXIV - educação para as relações étnico-raciais.

Conhecimentos Específicos:
Art. 7º A prova do Enade Licenciaturas e da Prova Nacional Docente, no componente específico, tomará como referencial o processo de ensino e aprendizagem de Geografia, articulando aspectos teórico-práticos do ensino com os seguintes objetos de conhecimento:
I. Fundamentos epistemológicos do pensamento geográfico
II. Pressupostos teóricos que fundamentam as categorias geográficas de espaço, de região, de paisagem, de território e de lugar;
III. Uso dos recursos naturais e questões socioambientais;
IV. Aspectos físico-geográficos e dinâmicas da paisagem;
V. Dinâmica populacional, elementos demográficos e urbanização no Brasil e no mundo;
VI. Saúde, população e ambiente;
VII. Sujeitos, processos e dinâmicas dos espaços agrários e rurais;
VIII. Processos de regionalização no Brasil e no mundo;
IX. Interações espaciais, fluxos e formação de redes geográficas;
X. Reestruturação produtiva, sistema financeiro e produção (ou transformação) do espaço;
XI. Diversidade étnico-racial, de gênero e cultural em geografia;
XII. Geografia histórica e formação territorial do Brasil;
XIII. Movimentos sociais e dinâmicas espaciais;
XIV. Geopolítica, geografia política, conflitos e redefinições territoriais;
XV. Cartografia escolar;
XVI. Geotecnologias na educação geográfica;
XVII. Pressupostos teóricos e metodológicos no ensino e na aprendizagem de geografia;
XVIII. As diferentes linguagens na educação geográfica;
XIX. Saberes, raciocínio geográfico e pensamento espacial nos diferentes contextos socioculturais;
XX. Comunidades tradicionais e suas territorialidades;
XXI. Geografia inclusiva e direitos humanos; e
XXII. Cartografia tátil.