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Apostila Prefeitura Cabo de Santo Agostinho (PE) 2019 - Professor de Educação Básica

Páginas: 224 Edição: Tipo: Apostila Instituição: Prefeitura Municipal do Cabo de Santo Agostinho (PE) Cargo: Professor de Educação Básica Acabamento: Brochura Editora: Apcon

Descrição

A apostila Prefeitura Municipal do Cabo de Santo Agostinho (PE) foi elaborada conforme o Edital nº 01/2019, o que torna o seu conteúdo completo, atualizado e direcionado.

A apostila conta com uma estrutura de Teoria e Exercícios Gabaritados, para que você consiga assimilar o conteúdo com eficácia.

Conteúdo da apostila:
- Língua Portuguesa;
- Raciocínio Lógico;
- Legislação;
- Conhecimentos Específicos.

Sumário:
LÍNGUA PORTUGUESA: 1. Compreensão e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). 2. Tipologia e gênero textual. 3. Ortografia oficial. 4. Acentuação gráfica. 5. Classes de palavras (substantivo, adjetivo, verbo, advérbio, pronome, artigo, conjunção, preposição, numeral e interjeição): emprego e sentido que elas estabelecem em suas relações. 6. Crase. 7. Sintaxe da oração e do período. 8. Pontuação. 9. Concordância nominal e verbal. 10. Regência nominal e verbal. 11. Significação das palavras. 12. Colocação Pronominal.

RACIOCÍNIO LÓGICO: 1. Noções de Lógica. 2. Diagramas Lógicos: conjuntos e elementos. 3. Lógica da argumentação. 4. Tipos de Raciocínio. 5. Conectivos Lógicos. 6. Proposições lógicas Simples e compostas. 7. Elementos de teoria dos conjuntos, análise combinatória e probabilidade.

LEGISLAÇÃO: Para os cargos de Professor de Educação Básica, Professor de Braille, Professor I - Educação Infantil - Libras, Professor II -  Artes, Professor II -  Ciências, Professor II - Educação Física, Professor II – Geografia, Professor II – História, Professor II - Língua Estrangeira – Espanhol, Professor II - Língua Estrangeira – Inglês, Professor II - Língua Portuguesa, Professor II – Matemática e Professor Sala de Recursos Multifuncionais (SEM). 1. Lei Federal nº 8.069/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente: Título I – Das Disposições Preliminares. Capítulo II – Do Direito à liberdade, ao respeito e à Dignidade. Capítulo IV – Do Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte a ao Lazer, com respectivas atualizações; 2. Lei Federal nº 9.394/1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Artigos 2º, 3º, 4º, 11, 12, 13, 14, 18, 21, 22, 58, 59, 61; 3. Resolução CNE/CP 2/2017 que institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica; 4. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017: competências gerais, marcos legais, fundamentos pedagógicos e o ensino fundamental no contexto da Educação Básica; 5. Resolução nº 04/2010 CNE/CEB que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica; 6. Resolução nº 04/2009 - CNE/CEB que institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Especial; 7. Resolução nº 03/2010 - CNE/CEB – Institui Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos; 8. Resolução nº 01/2004 – CNE/CP que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana; 9. Programa Brasil Alfabetizado (MEC); 10. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica; 11. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva; 12. Decreto nº 7.611/2011 que dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências; 13. Lei nº 13.146/2015 que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência); 14. Decreto Federal n° 6.949/2009 que traz a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência – (Convenção Internacional sobre os direitos das pessoas com deficiência e seu protocolo facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007).

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: 1. O pensamento e a linguagem; 2. A alfabetização e o letramento, a leitura e a produção de textos dos diferentes gêneros discursivos; 3. O processo histórico da escrita; 4. A resolução de problemas e prática pedagógica; 5. O processo histórico do conhecimento matemático; 6. A importância dos jogos e das brincadeiras no desenvolvimento da criança; 7. Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental: Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e os Parâmetros Curriculares Nacionais para os anos iniciais do Ensino Fundamental; 8. Ciclos de aprendizagem, avaliação qualitativa, portfólios de aprendizagem; 9. Desenvolvimento Infantil: abordagens de ensino e aprendizagem; Projetos de Ensino e Aprendizagem; 10. Avaliação na Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental; 11. Tecnologias de Informação e Comunicação: ensino e aprendizagem; 12. Fundamentos da educação e principais teóricos.